domingo, 4 de julho de 2010

ENTREVISTA AO JORNAL CORUJÃO

Entrevista ao jornal Corujão com o prof. Sérgio

1- Em outras religiões, o que mais as pessoas usam como objeto sagrado, além da bíblia?

É bom esclarecer, de saída, que a bíblia, tal como a conhecemos, é um livro sagrado restrito aos cristãos (católicos romanos, católicos ortodoxos, protestantes, evangélicos etc). Outras religiões têm os seus próprios livros, ligados à sua Tradição. Mas vamos ao que você pergunta.
Podemos citar alguns exemplos de algumas dentre as milhares de religiões existentes no mundo. Os católicos romanos usam a cruz, as imagens de seus santos, o terço, o cálice, a vela, a água benta, paramentos etc; já os católicos ortodoxos também usam cruz, mas, em lugar das imagens, preferem os ícones (pinturas em quadros). Os protestantes e evangélicos, de modo geral, possuem poucos símbolos, mas todos têm em comum o uso da Bíblia. Os budistas são identificados pela Roda do Darma ou Roda da Lei, a imagem de Buda; seu texto sagrado é o Tripitaka ou Três Cestos; outro símbolo é a Flor de Lótus; usam incenso e cantam mantras, também usam o mala (terço budista). Os muçulmanos têm o Alcorão como texto sagrado, o hilal (Lua Crescente) como símbolo, o tasbih ou masbara (terço muçulmano) para recitar suas orações. No candomblé se usam além dos assentamentos das divindades, a vela, a água, a pipoca, comidas, missangas (colares), tambores, indumentária (roupas) apropriada para os rituais. No hinduísmo, as águas do rio Ganges são consideradas sagradas e também alguns animais como a vaca e a cobra, pois estão, segundo os hindus, numa escala mais avançada das reencarnações. O judaísmo usa como símbolo a estrela de Davi, o menorá (candelabro de sete velas), há também os rolos da Lei ou a Torá, que ficam guardados na Arca, dentro da sinagoga. Para terminar cito uma religião pouco conhecida aqui no Ocidente, cujo símbolo todos nós já vimos alguma vez na vida o Yin-yang, que significa forças que dependem uma da outra para obter equilíbrio, como o masculino e feminino, por exemplo.

2- Quando surgiu a primeira Bíblia?

Em primeiro lugar, é preciso esclarecer que a palavra bíblia vem da língua grega e significa: conjunto de livros ou simplesmente livros, no plural. Antigamente não existiam livros como nós os conhecemos hoje; os textos da bíblia eram escritos em pergaminhos, ou seja, em pedaços de couro animal. Não existiam livros em folha de papel e encadernados. Livro encadernado só vai aparecer com maior intensidade a partir da Idade Média em conseqüência do trabalho dos monges copistas (copiavam textos antigos) e da invenção da imprensa, séculos mais tarde.
Podemos concluir, então, da seguinte maneira: como a bíblia não é um único livro, mas a reunião de vários livros diferentes em uma só encadernação, eles foram escritos em épocas diferentes a partir do ano 1000 a. C.. Não digo quando surgiu a primeira bíblia, mas sim quando surgiu cada um dos 66 livros (para evangélicos) ou 73 (para católicos) e isso é possível de se dizer de forma aproximada. Pra se ter uma idéia, os livros que estão na bíblia não foram escritos um depois do outro, na seqüência em que lá estão; alguns dos cinco primeiros só ganharam letra por volta de uns quatro ou três séculos antes da Era Cristã, enquanto outros que estão no meio da bíblia, como o livro de Isaias, foi escrito por volta do século VII a. C..

3- Qual a função da mesma para as pessoas religiosas?
Penso que a principal função é ser fonte de inspiração e uma referência importante na vida daqueles que crêem nela. Também pode ser uma fonte de orientação moral para seus seguidores, ou seja, ela oferece alguns parâmetros e referências sobre como se deve agir e quais comportamentos seriam mais desejáveis e aceitáveis dentro da comunidade de fé.